Gastronomia
Dando continuidade a serie de artigos sobre a gastronomia espanhola escrevemos sobre a deversidade da cuzinha espanholas nas suas diversas regioes. neste artigos iremos abordar um pouco da sua historia, as influencias que a mesma sofreu, nao so por partes dos mouros que habitaram a peninsula durante quase 600 anos, como tambem pela troca de informações e de produtos oruindos de outros paises.
A gastronomia espanhola é marcada pela diversidade de pratos regionais, devido à sua grande variedade geográfica, cultural e climática, bem como do resultado da miscigenação de vários hábitos alimentares e cultura dos povos que se fixaram na Península Ibérica. Na cozinha espanhola, podemos destacar a cozinha basca, seguida da catalã e a da Andaluzia.
A comida espanhola é fortemente influenciada pela variedade de frutos do mar disponíveis nas águas em volta do país, sendo a Espanha o segundo maior consumidor de peixes depois do Japão. O mar Cantábrico oferece excelentes peixes e crustáceos.
A partir do séc. XV época das grandes navegações, os espanhóis assimilam alimentos do continente americano, como o milho, o tomate, o pimentão, o cacau, e a batata. Com o passar dos séculos, a cozinha local mesclou os ingredientes estrangeiros com os típicos do mediterrâneo, como o peixe e os frutos do mar, abundantes na extensa costa marítima, bem como as aves, o porco, o carneiro e a cabra, bem como o azeite de oliva, o alho, a cebola e a salsa. Essas são as principais influências que separam a comida espanhola da mediterrânea, as quais têm muitos alimentos e técnicas de cozinha em comum.
As espécies de animais existentes em cada região são também determinantes na dieta alimentar dos povos.
COSTUMES
Os espanhóis não dão especial importância ao café da manhã. Passam logo cedo por sua cafeteria predileta e tomam apenas um “carajillo”, que é um café expresso com um pouco de conhaque, ou um cortado, com gotas de leite para quebrar o sabor amargo do café. Na hora do almoço, as coisas se invertem. Entre o meio dia e às 2 horas da tarde, as famílias saboreiam até quatro pratos. Não há pressa e, naturalmente, o pão e os vinhos nunca faltam.
Na Espanha, é chamado puchero ou cocido, sendo o mais conhecido o cocido madrileño. O Puchero é a versão espanhola para o cozido português. Puchero Espanhol
Quando se fala em “Espanha”, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é: paella.